segunda-feira, 2 de março de 2009

Amigos'

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição (empatia), além de lealdade ao ponto do altruísmo.
Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação; bons momento devem ser partilhados. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.
Há uma segmentação denominada de coleguismo. São chamados de colegas aquele tipo de relação com o qual não há fortes laços de companheirismo, apenas interesses afins.

Mas, até que ponto podemos dizer q somos amigos? Até onde queremos um amigo por perto?

Em um ano não tão bom, tive muitas decepções envolvendo esse tipo de relação. Pessoas se aproximando querendo algo que, ainda que aparentasse a tal amizade, nem chegava perto desse sentimento (descobri só no fim dos tempos). Pessoas totalmente contraditórias e que nem sabiam ao certo o que era ser de fato um amigo (mas será q EU sabia/sei?). A confusão com esse sentimento se fez muito presente. Defendi atitudes, compartilhei emoções, confissões, pra no fim ser chamada de coisas horríveis e ser tratada como algo intocável, imundo. Quem teve o sentimento “trocado” fez um balanço geral que lhe fez ser vítima, e claro que nem preciso mencionar quem era o ser desprezível. No geral, foi uma decepção enorme. Me tirou várias noites de sono. E me fez refletir a respeito (afinal, sempre há um aprendizado a ser retirado). Preciso ser mais reservada. Claro q é extremamente difícil com essa minha tagarelice, mas tô tentando.

Esse ano, começei a pensar em todos os meu amigos – os que os considerava, ao menos – então, sendo um pouco mais racional, passei a ver algumas coisas das quais eu realmente não queria no momento. Afinal, cadê meus amigos? Quem são eles de fato? De quem eu sou amiga? Quem pode contar comigo?

Ouvi em algum lugar que “há amigos para diversas ocasiões”. Vejo alguns deles em certos momentos. Contudo acredito ainda estar à procura – ou devo estar incessantemente – mas algo não muito bom aconteceu (recentemente). Devo ter forçado alguma coisa ou visto amizade onde não existia (mais uma vez), ou ignorado o fato que estava tão explicito que preferi não ver. Foi então que “ouvi” um: “Olha tenho amigos e não diários... ok ?” Dentre outras coisas. E lá se foi mais um “amigo”...

Talvez essa seja uma necessidade minha. Preciso realmente de amigos ao meu redor (de mais um pouco). Preciso viver esse sentimento. Sair, bater perna, conversar, escutar o q preciso e não o que quero, fofocar, enfim, fazer coisas de amigos.
Tenho q “reciclar” meu ciclo de amizades e refletir. Amigos que não tem participação, compartilhamento, confiança. Será que são amigos mesmo? Não sei mais quem me cerca. Preciso de amigos.

>> Uma necessidade: Ter A-M-I-G-O-S !!!

Um comentário:

Anônimo disse...

eita baralho... esse cara do "Eu tenho amigose nao diarios... ok?" eh bem um idiota ne??? afinal... pra que serve um amigo senao podemos contar pra ele tudo o que acontece? ne? eu concordo plenamente com vc...